domingo, 13 de fevereiro de 2011

VINHO VS CERVEJA



Você que preferi? Um melhora a saúde, o outro é simplesmente uma bebida amarela que tem bolhas. Então melhor o vinho. Conheça porque...



Como si fora Brasil-Argentina. É uma rivalidade eterna. Na Argentina o consumo de vinho leva 40 anos de caída. Em 1970, o consumo de vinho per capita na Argentina era de 93 litros, agora não chega a 30 litros por pessoa. ¿Qual é a causa? ¿Quem ocupa o lugar que perdeu o vinho? A cerveja. Cada ano, milhões de consumidores torna-se a cerveja. O consumo de cerveja ha subido de 7 litros per capita em 1981 a 43 litros em 2010 na Argentina.


O retrocesso do vinho e o avance da cerveja tem um impacto social muito regressivo. O vinho, si bem conta com algumas empresas grandes, é uma indústria essencialmente de pequenas e medianas empresas ou Em cambio, a cerveja representa a concentração e os oligopólios. No mercado Argentino, a cerveja esta em mãos de três empresas Quilmes-Brahma(75%), CCU (22%) e Isemberg(7%). Elas têm alem, o control da malta, que é a matéria prima principal da cerveja. Em cambio o vinho, esta distribuído entre milhares de adegueiros. Das 200.000 hectareas de vinha que tem Argentina, 30.000 são de pequenos produtores. Por o tanto o avance da cerveja sobre o vinho representa um avancem da oligarquia sobre as pequenas y medianas empresas.

A cerveja é um produto de cabotagem, só para o consumo interno, não se exporta nem o 2 % da produção nacional. Em cambio, o vinho cada ano consegui ¨records¨ de exportaciones.


Alem, 5 estúdios de Universidades do Mundo, atribuem ao vinho propriedades únicas que a cerveja não tem, por exemplo:

1)Os bebedores de vinho são mais sanos que os não bebedores.(Centro para a Prevenção de Doenças Cardiovasculares de Paris, Francia).


2)O vinho melhora a vida sexual das mulheres(Universidade de Florência, Itália).

3)Beber vinho não engorda as mulheres(Brigham and Women´s Hospital).


4)O vinho é bom para a mulher grávida. (Novos estúdios demostraron que o vinho é inofensivo para o feto e alem se han observado certas aptitudes post parto aonde o bebe tem um melhor desarrolho e independência em comparação com os meninos nascidos de madres não bebedoras.

5)O vinho melhora a atividade sexual masculina. ( A Universidade de Western Austrália, diz que o vinho é a solução para a impotência masculina. O estúdio se apóia em as propiedades de os polifenoles da uva, principalmente o resveratrol , um componente antioxidante que retarda o envejecimiento).


Então meninos, a conclusão é que os bebedores a passam melhor que os não bebedores. E o vinho é melhor que a cerveja.

Alem, na Argentina, desde o ano passado,o vinho, foi declarado : Bebida Nacional.

2 comentários:

Adriana Otani disse...

Oi Gustavo, gostei muito do seu texto. No meu "leigo" ponto de vista, pode ser que a cerveja esteja ganhando preferência nacional por dois motivos: preço e temperaturas elevadas. Porém, mesmo gostando muito de uma geladinha na beira da praia, acredito que nada supere a elegância e o romantismo de uma bela taça de vinho. Parabéns pelo texto.

Karina Lapido disse...

Oi Gus,
Concordo com a Adriana e, particularmente, AMO vinhos, principalmentes os tintos secos! Perfeitos para momentos românticos e também para ocasiões em que precisamos ficar sozinhos. Quando servido em uma taça de cristal, então... hummmmm!