domingo, 27 de fevereiro de 2011

A CASTIDADE DOS PADRES CATOLICOS

É justo que os padres católicos façam votos de castidade? Solucionaríamos o problema das vocações sacerdotais fazendo o celibato optativo?Somos conscientes que os sacerdotes são homens e tem as mesmas necessidades que todos os laicos.

Mais as instruções dizem que os padres não fazem votos de castidade, sino de continência, é dizer de não ter relações sexuais.
Que acontece então com a promesa de celibato na ordenação?
Com uma mulher a seus lados, terminariam os abusos sexuais a meninos? Não. Entramos em outro tema da igreja. Os padres homosexuales. Se os vê e se nota, por muito que queiram esconder-lo.

O problema não é terminar com os gays na igreja, sino saber si, según a dotrina católica para ser cura há que ser heterossexual e a possível tendência homosexual inata, incapacita para chegar ao altar. Que diferença tem entre um padre gay e outro heterossexual, si ambos respeitam sua vocação e tratam de viver a promessa de castidade que fizeram?

O que acontece é que para a igreja o pecado homossexual é mas grave , por tratasse de um pecado ¨contra natura¨.
A igreja, em geral tem que repensar milhões de temas em dubitação. Porque as vidas duplas e as vidas ocultas, são temas que merecem solução, para as promissórias juventudes.

¨Faz o que eu digo, mais não o que eu faço¨.

2 comentários:

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Hola Gus, meu querido, tudo bem. òtimo post. Coincidentemente ontém assisti a uma entrevista com o Leonardo Boff, da Teologia da Libertação. Na entrevista ele falava justamente dessa necessidade por parte da igreja do celibato. Foi bem claro que esse celibato é uma forma de impedir aos seus sacerdotes a criação de vinculos com familia, esposa etc. Pois assim estarão diponíveis e a serviço da insituição em tempo integral. Considero o celibato algo totalmente dispensável, isso não influirá no bom desempenho do sacerdote, ser gay ou não, também naõ irá mudar em nada suas convicções e seu desempenho dentro da igreja. Isso acontece com os padres, pastores e outros lideres religiosos. Tudo escondido. Mas aí cabe também uma parcela de culpa a nós da sociedade, somos cheios de preconceitos, pre-conceitos e grande parte do que está escondido é porque naõ é aceito. Porém para que exista essa aceitação é mostrar e deixar acessivel a sociedade que tudo isso é normal, não precisa estar escondido. Parabéns pelo post. Abraços.

Gus Favre disse...

eu alho que seus comentarios sao melhores que meus post...