quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PASTORES BRASILEIROS NA TELEVISÂO ARGENTINA

De aonde é que eles sairam? Por que é que tem tanto sucesso na Argentina? Por que não tem pastores argentinos? Curioso né? Quem melhor que os próprios argentinos para os problemas argentinos? Tem que vir um estrangeiro para solucionar os intentos de suicídio por desamor o dividas, das pessoas argentinas? Tem que vir uma pessoa que não fala bem espanhol para tratar de explicar a uma mãe como tirar a seu filho da drogadiçao ? Acho que não... Alguma coisa ruin tinha que ter o Mercosul...
O que acontece, é que os pastores brasileiros tem lotado o horário noturno da televisão Argentina – depois meia noite- . Homens de camisa y gravata ordenam em um portunhol extranho e com voz forte, para convencer mais, que TUDO POBRE PODE DEIXAR DE SERLO SI FICA PERTO DE DEUS. OS POBRES PODEM TORNARSE EMPRESARIOS, DIZEM. E curiosamente o caminho é por meio da igreja patrocinante, e a que faz o pagamento televisivo. No entanto, a gente, nunca vai escutar um comentário de um milionário... São pessoas perdidas por doenças, drogas, alcoolismo, prostitução, falta de trabalho, ou penas de amor...
Mas os pastores falam que, tendo Fe em Jesus, o dinheiro flutuara só. Assim o trabalho aparecera em forma magica. E cada um dos integrantes do publico será um pastor em potencia. O dilema dos Pentecostales-Evangelistas do Movimento Carismático é: ganhar o reino dos céus ou convertesse em pessoas exitosas?
CRENÇAS:
Para sarar das doenças, os pastores vendem por televisão: ¨pedras da tumba de Jesus¨, água bendita do rio Jordan¨, ¨a rosa milagrosa¨, alem convidam a os fiéis a comer o pão bendecido para curar enfermidades...???
Em tudos os templos se preça para a liberação dos demônios em os fiéis. As reuniões são de aproximadamente duas horas , com a metade de tempo dedicada a La Bíblia e a outra metade arecadar dinheiro. A regra é: si você quer sair da miséria, si quer ter trabalho, si quer curar de enfermidade, tem que aporta seu dezmo. Quando você da seu dezmo, Déus abri as portas do céu y derrama bençoes. Se você não aporta seu dezmo, o dinheiro vai desaparecendo porque o demônio devorador tem entrado. O dezmo não é uma danação é uma devolução. Você honra a Déus com seus bens... ALELUYAAAA IRMÃO!!!!


LIBERDADES PARA TODOS:
É verdade que enquanto existir a possibilidade, vão a aparece estas pessoas. Não falo que seja necessário restringir a liberdade de culto, algo que considero um direito humano. Acho que a proliferação das organizações tem que ser restringida autodenominadas religiosas, que se adjudicam a representação de certos fiéis quando isso não acontece.
Os templos aqui estão lotado de gente, e gente em pé... aquele que não logra CHEGA DE SOFRER, é porque sua Fe não foi tanto o suas contribuições não foram suficentes. As contribuições se fazem por envelope fechados, mais com seus nomes dentro de eles. Assim os que `colaboram` mais tem sua cadeira mais perto do pastor, e assim ser eleito por o pastor para que este intervenha com Deus y assim deixar de sofrer...Legal!!!!
Em conclução, o que mais aporta mais direto tem.
PASTORES O BIG BROTHER?
As transmissões televisivas parecem um Big Brother noturno, um reality show aonde nenhuma câmara perdi detalhe do que acontece no templo. Olha-se o que os pastores querem mostrar né?
Como fechamento do show, praticam ás vecez, sanações em turma, com muitos aplausos do público.
Uma frase muito escutada é das que mais se podem entender é: CHEGA DE SOFRER... VOCE NÃO MERECE ISSO!!! Porque eles praticam a glossolalia, a arte de falar um idioma desconohecido.
Mas falar não significa dominar e menos ainda entender...
Como sempre o dinheiro não se leva bem com a Fe.

2 comentários:

Marli disse...

Oi Gus,

Interessante esta onda que acabou chegando até a Argentina.
Eu também destesto o portunhol. Fale espanhol ou fale português corretamente, mas não misture os dois!
Bom, isso que vc descreveu é chamado Teologia da Prosperidade. Um certo grupo de Cristãos (facção, se podemos falar assim) acredita que se eles são filhos de Deus (o rei), eles tem o direito de pedir e receber somente coisas boas.
Mas saiba que existe uma grande parte da igreja Protestante (evangélica) brasileira que não vê o Evangelho desta maneira. Pois se Deus não evitou que Jesus morresse na cruz (God didn't spare His son), por que ele deveria tirar todos os nossos problemas. Aliás, é nas más circunstâncias que vemos que Ele nunca nos desampara. "Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum porque Tu (Deus) estás comigo..." (Salmos 23:4). Portanto, Ele nos deixa às vezes andar pelo vale da sombra da morte. A diferença entre os filhos Dele e os outros é que Ele sempre estará com os filhos Dele.

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Gus, concordo com o que você escreveu. Porém, o que deve ser questionado é essa necessidade das pessoas, onde buscam solução para seus problemas, por que acham que algo sobrenatural irá resolver sua vida... Tudo isso é crença, é fé... Não sou religioso.. mas reconheço como a fé pode transformar uma pessoa, não estou falando dos meios para se chegar a isso, mas como esse sentimento age no psicológico e até no fisico.. Independente de nomiar o que seja isso, o fato é que muitas pessoas se apoiam nessa fé (cega ou não) para buscar respostas, sair da aflição. EU ACREDITO EM OUTRAS MANEIRAS DE SE CHEGAR A ESSE CAMINHO, A BUSCA DA FORÇA INTERIOR, A SOLUÇÃO.. A busca é para dentro, não é para fora.... Se esses programas proliferam é porque existe demanda, necessidade. O ser humano não aceita sua insignificância, sempre busca algo que traga sentido para sua existência.. e entender que somos apenas parte de uma teia chamada vida, simplesmente isso... leva a maioria ao desencanto, a falta de sentido de viver.... E com isso buscam, buscam, buscam.... e criam oportunidades para alguns (não podemos generalizar) aproveitadores da fraqueza alheia... Abraço, parabéns pela matéria.