sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ADVENTO COM FINAL NO NATAL

Agora estamos transitando o que a religião católica chama o Advento. O Advento tem uma duração de 4 semanas. Começa na ultima semana de novembro até uns dias antes do 24 de dezembro. Os domingos de esse tempo se chamam 1°, 2°, 3° y 4° advento.
O Advento é o tempo em que tudos, na igreja, se preparam para o Natal. Em espera do nascimento de Jesus. Este tempo deve ser uma instância de oração, de reflexão, caridade, e de solidaridade, e que tem que ser vivido com a família e os mais necessitados.
A cor dos ormanetos do altar o da vestimenta dos padres é o vermelho obscuro (morado), igual que em quaresma, que simboliza austeridade y penitencia...
QUANTA S COISAS RUIN NOS DEIXOU EEUU
Que tem que ver o nascimento de Jesus com Papai Noeu? Um senhor com casaco e sombreio de lã em dezembro ? . Olha-se nas lojas a decoração de as árvores do Natal com neve na cima... Neve no final do ano? Casaco no verão ?
Como será passar o Natal em inverno ? Seguramente uma experiência muito placentera... Ali se entenderia os trineos atirados por nove renos.
Não podemos criar para os que temos o Natal em verão um Papai Noeu, sim casaco ? Algo mais acorde com a gente...
Mas uma coisa boa tem... Os presentes debaixo da árvore... E o conseqüente sorriso dos meninos... Aí o espírito do Natal tem sentido. E a gente esquece-se momentaneamente do marketing ¨yanki¨. Bah, não sei si a gente quer esquecer-se disso. Creio que as famílias estão mais atentas ás festas do Natal, que na história da Bíblia.
Alguém que esteve passando o Natal em inverno conta-me?

2 comentários:

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Gus, nunca passei um Natal com neve .. ou com inverno.. só se fosse para a Europa.. ou quem sabe uma super frente fria no Sul do país.... Adorei seu post.. isso é aculturação... o dominio de uma cultura sobre a outra... aceitamos certos costumes que são totalmente contraditórios a nossa realidade, ao nosso cotidiano.... E isso é em muitas outras áreas, cutlura, política, religião, etc. Vamos comemorar o Natal, porém com consciência, com conhecimento de causa.... Viajar na maionese sim... mas não pela ignorância e sim pela loucura de ser criativo.... Parabéns pelo post... Feliz Natal....

Adriano disse...

Nos últimos 18 anos, passei 14 natais no inverno do hemisfério norte. Aqui, o Papai Noel ate' que faz mais sentido - e e' levado bastante a serio. Conheço pessoas que se esforçam muito para que seus filhos não saibam que o tal Papai Noel não existe. Em geral o foco do Natal e' mesmo o comercio - não importa aonde vc vá' neste mundo: seja nos Estados Unidos (com suas raízes Judeo-Cristãs), seja na China (onde estive alguns anos atrás), ou ate' mesmo no mundo muçulmano (morei no Egito por um ano): todos comercializam o Natal e o Papai Noel e' o carro chefe dessa comercialização. O tal Papai Noel na verdade, e' uma adaptação de uma figura histórica do século IV, um bispo grego chamado Nicolas de Myra, que era conhecido por levar presentes aos pobres... Desde então varias outras culturas encontraram seus próprios exemplos de generosidade que mais tarde seriam associados ao tal Papai Noel. eu particularmente não curto a ideia do culto ao papai Noel, tanto que meus filhos (idade 4 e 2) sabem que quem vai comprar seus presentes são o papai e a mamãe..