quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por que o Brasil é tão espírita ?

No domingo (na semana) passada eu fui a uma danceteria no Puerto Madero, em Buenos Aires.  Alí conhecí um grupo de meninas brasileiras....Buenos Aires, faz tempo que  está sendo entupida por tantos brasileiros... Shopping, restaurantes, passeios turísticos... Se escuta falar português por todos os cantos da cidade. Então, falando de bobagens com as meninas, surgiu por acaso um tema bem de debate... o religioso.  Eu sabia que o Brasil era o país com maior quantidade de católicos no mundo. Mas, a minha surpresa foi que, quatro das  cinco  meninas....eram espíritas. Foi aí que perguntei: o que é isso? A minha ignorância foi grande demais, elas me disseram que no Brasil tem muita (milhões) gente espírita.... No entanto, na Argentina quase ninguém conhece o que o espiritismo é...?
Portanto, minha pergunta é: Por que o país com mais católicos no mundo tem  por sua vez tantos seguidores da doctrina espírita de Allan Kardec ?
Quem prática isto...? Só a gente pobre ?
Tem um líder ?
É uma seita... ou... uma religião ?
Gus Favre

6 comentários:

ALEXANDRE WAGNER MALOSTI disse...

Gus...
Quando li sua postagem, minha primeira impressão foi de espanto e surpresa, além de não gostar muito da forma que você colocou suas dúvidas Em um segundo momento achei pertinente e nos ajuda a perceber a diversidade dos costumes, crenças e cultura. Não sou espírita, mas vivo em um país que segundo algumas estatísticas é o país com maior número de adeptos. Já li muitos livros e romances espíritas, falando de reencarnação. Até em nossas conhecidas novelas esse tema é abordado com maior freqüência e recentemente até nas telonas o espiritismo bateu recordes de público. Existe muitos livros, muitas referências na internet sobre o assunto. Estarei aqui indicando alguns links para que você possa conhecer um pouco mais sobre a doutrina. Em seu país, a Argentina, o espiritismo também é praticado, fazendo parte inclusive do registro de cultos oficiais de seu país. Quanto a sua pergunta sobre se só os pobres praticam o espiritismo, você está enganado, estatísticas também demonstram que pessoas com maior nível de instrução são adeptos a essa doutrina, porém, não acredito que nível social, econômico, defina quais tipos de adeptos seguem essa ou aquela religião.
Em minha página, publiquei o ranking das religiões no mundo e disponibilizo nesse comentário alguns links que abordam o espiritismo e que respondem várias de suas perguntas.

CONFEDERACIÓN ESPIRITISTA ARGENTINA
http://www.par.org.ar/miembros/cea.htm

Nombre CI
ASOCIACION ESCUELA DE ESPIRITISMO SUPERIOR BLANCA 1114
SOCIEDAD ESPIRITISMO VERDADERO
SOCIEDAD POR EL ESPIRITISMO HACIA EL AMOR CAPITAL FEDERAL
http://www.culto.gov.ar/registro.php

O ESPIRITISMO É RELIGIAO:
Esse site traz vários especialistas, uns defendem a idéia de que o espiritismo é religão e outros não, são justificativas interessantes, vale a pena ler.
http://www.espirito.org.br/portal/artigos/paulosns/o-espiritismo-eh-religiao.htm

História do Espiritismo
http://www.febnet.org.br/site/oquee.php?SecPad=215
Espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas.
Abraço.
Alexandre

Lucimara Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lucimara Fernandes disse...

Olá Gus,

Para começar, gostaria de te dizer que eu também sou espírita.
O Espiritismo não é considerado nem seita e nem religião... Segundo Allan Kardec, "Espiritismo é, ao mesmo tempo, ciência experimental e doutrina filosófica. Como ciênia prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com os espíritos. Como filosofia, compreende todas as consequências morais decorrentes dessas relações. Concluindo: o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".
Fonte: O que é espiritismo? - Allan Kardec, 1859.

O Brasil é um país muito religioso! Aqui há uma grande diversidade de religiões e todas as pessoas convivem bem, independente de qual seguem. Mas ainda há preconceitos, por isso muitos preferem dizer que são católicos, apesar de muitas vezes não serem seguidores de nada. No geral, a maioria das religiões são cristãs.
Nós, espíritas, acreditamos que aqui seja a Pátria Espiritual do mundo. Temos um livro psicografado por Chico Xavier que defende esta crença.
O Espiritismo é muito consolador para quem perde um ente querido. além de muito esclarecedor quanto à continuidade da vida após a morte.
No meu caso, este foi o motivo que me levou a conhecer esta doutrina, porém, o conhecimento e os estudos me levaram a permanecer e seguir este caminho.
No Espiritismo não há imagens e rituais, tudo é muito simples. Apenas estudamos o Evangelho Segundo o Espiritismo e os demais livros da doutrina, que ao todo são 7.
Os seguidores desta doutrina são pessoas questionadoras e que não aceitam a ideia do fim. São pessoas que gostam de pesquisar e estudar. Não há classe social, mas no geral, são pessoas esclarecidas, ou que buscam esclarecimento.
Bem, espero ter contribuído um pouco mais para o seu entendimento.

Um grande abraço,

Lucimara Fernandes

Gus Favre disse...

aja..siii...muito esclarecedor...seu comentario....obrigado por desasnarme....

Gus Favre disse...

gracias Alex....ya me sinto Bezerra de Menezes...Nao sabia que voces conheciam tanto sobre o tema...a mi me pareceu muito raro aqui na Argentina....saludos...

Marli disse...

Oi Gus,

O Brasil é na verdade sincretista. Muitas pessoas pegam o que mais gostam de uma religião e montam as delas. Isto aconteceu com os escravos que tinham sua religião africana, mas no Brasil foram obrigados a ser batizados, então misturaram catolicismo com suas crenças africanas.
Muitas dessas pessoas, porém, acabam dizendo que são católicas para o Censo (pesquisa nacional) porque casaram-se ou foram batizadas na igreja católica.
Com os espíritas acho que é a mesma coisa que acontece.
Eu acredito que os espíritas são realmente maioria no Brasil e são poucos os verdadeiros católicos.